SESA na aula inaugural do SENAC 11/03/2019 - 17:00
O evento foi no auditório da Administração Regional, em Curitiba, com a presença do vice-governador, Darci Piana; do secretário de saúde do Paraná, Beto Preto; da superintendente de Atenção à Saúde, Maria Goretti David Lopes; do diretor regional do Senac, Vitor Monastier; da coordenadora de Educação a Distância do Senac, Liza Patricia de Souza; de professores e alunos da instituição.
Na ocasião o secretário destacou a importância do Senac na formação dos alunos. “Todos que passam por esta instituição saem formados com maestria. 81% dos cursos do Senac são relacionados à área da saúde e por isso precisamos fortalecer cada vez mais está importante parceria”, disse Beto Preto.
O vice-governador também falou sobre a qualidade da formação do Senac. “O Paraná e o Brasil precisam de profissionais com formação consistente e os cursos profissionalizantes do Senac são de qualidade extraordinária”.
Ele falou ainda sobre as mudanças que o mercado de trabalho vem sofrendo. “Muitas das profissões que temos hoje não existirão mais em 10 anos. Por esta razão, precisamos estar sempre em dia com a tecnologia e com as novidades que vão surgindo”.
O diretor regional do Senac, Vitor Monastier, contou que neste início de ano letivo o Senac está com 1.081 alunos em cursos técnicos presenciais em 26 escolas. “ A procura por nossa formação é grande em todo estado e o certificado Senac hoje é sinônimo de qualidade”.
AULA - A aula inaugural foi ministrada pela superintendente da SESA, Maria Goretti David Lopes, enfermeira por formação. Ela falou sobre a importância do ensino técnico para o desenvolvimento profissional e fez uma análise do processo de educação e de cidadania.
“Os cursos profissionalizantes contribuem muito com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). No Paraná atuam mais de 50 mil técnicos de enfermagem e ainda existe um amplo espaço a ser conquistado. A formação no Senac é uma excelente oportunidade; o estudante que passa por aqui pode atuar tanto no serviço público quanto na iniciativa privada e eu estou muito feliz pela oportunidade de falar com os novos alunos que em breve estarão no mercado de trabalho como profissionais”.
As aulas começam amanhã em todo Estado e são 47 novas turmas. Somente na área da saúde são 14 turmas de técnicos e mais uma de especialização. O curso de Técnico de Enfermagem começará a 100a turma no Paraná.