Saúde da mulher: Governo do Estado entrega mamógrafo para Rolândia 29/05/2024 - 14:24

A Secretaria da Saúde entregou nesta quarta-feira (29) um mamógrafo para o Hospital São Rafael, em Rolândia, na região Norte do Paraná. O equipamento é um tipo especial de aparelho de raios-x, configurado para a obtenção de imagens das mamas com alto contraste e resolução, permitindo identificar nódulos na mama com precisão.

Fundado em 1957 por imigrantes alemães, a unidade se consolidou como um ponto de referência na região, atendendo os municípios de Rolândia, Pitangueiras, Guaraci, Jaguapitã, Miraselva, Prado Ferreira, Centenário do Sul, Lupionópolis, Cafeara, Porecatu e Florestópolis, totalizando cerca de 140 mil habitantes.

O São Rafael possui 41 leitos de internação, 10 de observação e 13 leitos de maternidade. Ele realiza, mensalmente, 110 cirurgias, 2.900 atendimentos de Urgência/Emergência e cerca de 5.000 mil procedimentos, além de 80 partos para gestantes de risco habitual e intermediário. Dos atendimentos realizados, 90% são para o SUS e 10% para planos de saúde e particulares.

"Temos realizado grandes investimentos nos 399 municípios do Paraná. São ações que buscam expandir o acesso aos serviços de saúde, agilizando e dando mais conforto aos paranaenses. Esse é o propósito da regionalização: chegar a quem mais precisa", afirmou o secretário da Saúde, Beto Preto, que entregou o equipamento. A deputada estadual Cloara Pinheiro também acompanhou a cerimônia.

O prefeito de Rolândia, Ailton Maistro, considerou a ação como importante para fortalecer a saúde das mulheres do município. "É um grande momento, que se tornou possível graças a essa sensibilidade do Governo do Estado. O cuidado com o cidadão é uma prioridade que temos e essa missão ganha ainda mais foco quando se trata das mulheres. Agradecemos a todos que tornaram esse momento uma realidade", afirmou.