Saúde promove capacitação para ampliar transparência e operacionalização de recursos orçamentários 30/11/2022 - 12:49

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deu início, nesta quarta-feira (30), a uma capacitação direcionada a técnicos e servidores da área de execução orçamentária, nas esferas estaduais e municipais. Contando com mais de 200 participantes, o objetivo é atualizar e aprimorar o uso do  Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), sobretudo após a implementação de novos padrões da contabilidade pública estabelecidos pela Secretaria do Tesouro Nacional.

“Essa capacitação reflete o zelo pelo erário que temos adotado durante toda a gestão do governador Ratinho Junior. Quero desejar uma ótima capacitação para todos os profissionais e ressaltar, mais uma vez, que orçamento não é apenas dinheiro, mas sim planejamento, previsão, antecipação e um olhar apurado para o direcionamento de recursos.”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A ação, que acontece de maneira presencial pela primeira vez desde 2019, conta com o apoio do  Fundo Estadual de Saúde (Funsaude), em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems).

"O Siops é uma ferramenta fundamental para garantir apoio na definição de políticas públicas voltadas à área de saúde, principalmente por fornecer um diagnóstico informativo acerca da receita e despesas, permitindo uma melhor avaliação de todo o panorama orçamentário", comentou o diretor do Funsaude, Adriano Rissati.

SIOPS – O Siops, desde a sua criação, em 2000, constitui um instrumento para o acompanhamento e monitoramento dos valores destinados pelos entes federados em Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS), a fim de verificar a aplicação mínima de recursos, conforme Lei Complementar nº 141/2012.

Para o coordenador estadual do Siops, Mário Martins Junior, a capacitação permite manter os servidores atualizados, fortalecendo o controle orçamentário em todo o Estado.

“Esse treinamento prevê maior intimidade para uma ampla gama de profissionais, que vai desde técnicos e contadores, até gestores em saúde. Quanto mais capacitados, melhor a capacidade operacional de todo o Paraná", concluiu.

 

GALERIA DE IMAGENS