Secretaria da Saúde capacita profissionais da RMC no cuidado da pessoa idosa 06/10/2023 - 17:29

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da 2ª Regional de Saúde de Curitiba, promoveu nesta quinta e sexta-feira (5 e 6) uma capacitação voltada para o cuidado e atenção às pessoas acima de 60 anos, em Colombo, na Região Metropolitana. O evento, teve como objetivos melhorar a rede de atenção em saúde no SUS paranaense e atualizar gestores e trabalhadores da área em ações estratégicas para o fortalecimento do cuidado a esse público.

O encontro, realizado em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa (1/10), contou com cerca de 600 profissionais das equipes multidisciplinares de saúde de oito municípios (Colombo, Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Piraquara, Quatro Barras, Campo Magro, Campina Grande do Sul e Almirante Tamandaré).

Agentes Comunitários em Saúde (ACS) dessas localidades acompanharam as atividades teóricas e puderam colocar em prática muitos dos conteúdos aprofundados durante o encontro, como, por exemplo, a estratificação de risco do idoso, que tem como perspectiva traçar os riscos que esclareçam a priorização do atendimento, e a elaboração do plano de cuidados específicos no grupo de famílias. Os idosos foram atendidos no ginásio do Guaraituba, em Colombo.

“A garantia de que os paranaenses terão a possibilidade de envelhecer com qualidade de vida é o desafio, por isso queremos criar condições para que a gestão pública promova não só saúde, mas qualidade de vida para as pessoas com idade acima de 60 anos. Trabalhamos no programa Envelhecer com Saúde no Paraná, que prioriza justamente essa qualificação”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

ESTATÍSTICA – Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referente a 2022, existem cerca de 1,7 milhão de pessoas acima de 60 anos residentes no Paraná, a sexta maior população nesta faixa etária do país.

Ainda de acordo com o IBGE, a expectativa de vida da população paranaense em 2010 era de 75,2 anos, sendo de 71,9 anos para homens e 78,6 anos para mulheres. Em 2021, subiu para 78,5, com média de 75,1 anos para os homens, enquanto as mulheres paranaenses vivem quase sete anos a mais, com média de 81,9 anos.