Secretaria da Saúde capacita profissionais da região Oeste no cuidado à pessoa idosa 01/09/2023 - 15:05

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde e da 20ª Regional de Saúde de Toledo, promoveu nesta quinta e sexta-feira (31 e 1º) capacitação voltada especialmente para o cuidado e atenção às pessoas idosas. Os gestores e profissionais da Rede de Atenção à Saúde da Região tiveram a oportunidade de expandir seus conhecimentos sobre a Linha de Cuidado à Pessoa Idosa. Foram aproximadamente 400 participantes de 18 municípios do Oeste no encontro. Além da capacitação técnica, os idosos participaram do Mutirão de Saúde.

As integrantes da equipe da Divisão de Atenção à Saúde do Idoso da Sesa, a geriatra Caren Muraro e a enfermeira Karla de Morais, responsáveis pelo curso e palestras, também participaram do mutirão realizado em parceria com o município de Toledo. A iniciativa é uma das estratégias utilizadas no Paraná para identificar os riscos de saúde dos idosos, capacitar as equipes de saúde e informar a as pessoas desta faixa etária sobre os cuidados necessários à saúde e seus direitos.

Para o secretário de Estado da Saúde Beto Preto, as mudanças no perfil da população paranaense, com aumento contínuo do número de idosos e da expectativa de vida, tornam urgentes a readequação das estratégias de cuidado para este segmento da população, de forma a atender as necessidades de cada idoso, que diferem das necessidades dos adultos.

“O cuidado individualizado é uma das diretrizes do Projeto Envelhecer com Saúde no Paraná, que tem na Atenção Primária a porta de entrada da assistência, e por isso a necessidade de qualificação e atualização de todos os profissionais envolvidos, sejam dos municípios ou do Estado. Um trabalho conjunto refletirá em melhores atendimentos e maior resolutividade”, pontuou.

Na ocasião foram atendidos 99 idosos e os profissionais de saúde tiveram a oportunidade de colocar em prática muitos dos conteúdos abordados durante o encontro como, por exemplo, a estratificação de risco do idoso, que permite definir priorizações necessárias para o cuidado ideal. Foram organizadas 10 estações de atendimento no Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) Doutor Ernesto Dall’óglio, do município de Toledo.

A diretora de atenção e vigilância em saúde, Maria Goretti David Lopes, ressaltou que encontros como este estão previstos na agenda estratégica do projeto, pactuada em reunião da Sesa com gestores municipais. “O projeto tem como objetivo promover a ampla reestruturação APS, com mudanças inovadoras no processo de trabalho das equipes de saúde e no perfil assistencial, com investimento em capacitação profissional, visando o envelhecimento com autonomia, independência e qualidade de vida”, disse.

ESTATÍSTICA – Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referente a 2022, existem cerca de 1,7 milhão de pessoas acima de 60 anos residentes no Paraná, a sexta maior população do do País nesta faixa etária. Ainda de acordo com o IBGE, a expectativa de vida da população paranaense em 2010 era de 75,2 anos, sendo de 71,9 anos para homens e 78,6 anos para mulheres. Em 2021, subiu para 78,5, com média de 75,1 anos para os homens, enquanto as mulheres paranaenses vivem quase sete anos a mais, com média de 81,9 anos.