Secretário assina liberação de mais 22 leitos de UTI Adulto para atendimento à Covid-19 no Hospital do Rocio 29/07/2020 - 12:10
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, assinou na manhã desta quarta-feira (29) um documento que permite a abertura de mais 22 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital do Rocio, em Campo Largo. O hospital soma agora 125 leitos de UTI exclusivos para atendimento à Covid-19.
A abertura faz parte do plano estratégico da Sesa de ampliação de leitos exclusivos nesta pandemia. “Hoje anunciamos mais 22 leitos, que irão compor a Rede de atendimento a casos relacionados ao coronavírus, visando diminuir a taxa de ocupação das unidades e também reforçando a regionalização da saúde no Estado”, afirmou Beto Preto.
A ampliação, segundo ele, é necessária pela alta demanda de internamentos no Estado. “Devido ao aumento diário no número de casos, a baixa adesão da população ao isolamento domiciliar e distanciamento social e também as baixas temperaturas, estamos passando por um momento de grande procura por leitos, principalmente para casos mais graves da doença”, acrescentou.
REDE – No início da implantação dos leitos exclusivos para atendimento à Covid-19, em 26 de março, o Paraná contava com 264 leitos, sendo 52 de UTI Adulto e 212 de enfermaria.
Agora, em quatro meses, o Estado soma 2.725 leitos, sendo 1.049 de UTI Adulto, 49 UTI pediátrica e 1.627 de enfermaria, um aumento de mais de 932%.
O secretário aproveitou para reforçar que as ampliações servem como um apoio para o enfrentamento da doença, mas que a população não deve se esquecer das demais medidas de prevenção.
“Pedimos novamente que aqueles que puderem, fiquem em casa, usem máscara e sigam as instruções de higiene. O Governo do Estado tem feito a lição de casa, mas precisamos da colaboração de todos para que juntos possamos passar por este momento com a menor letalidade possível”, disse.
PRESENÇAS – Na ocasião estiveram presentes o diretor-geral do Hospital do Rocio, Luiz Ernesto Wendler, o médico e também diretor da unidade, Eduardo Wendler, e o diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinícius Filipak.