Secretário aumenta recurso do Qualicis e assina liberação de R$ 60 milhões para atendimento especializado 11/11/2021 - 16:53

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, assinou nesta quinta-feira (11) a liberação de R$ 60 milhões para o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp) das Regiões Sul e Norte, por meio do programa de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Qualicis), que deverá ser repassado em 48 parcelas.

O recurso da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) pretende aumentar a oferta de atendimento especializado em clínicas, hospitais e unidades de diagnóstico e terapia, fortalecendo a regionalização e aproximando o serviço de saúde da casa das pessoas.

“Tínhamos o compromisso de dobrar o investimento nos consórcios e graças ao apoio e orientação do governador Ratinho Junior, conseguimos honrar essa promessa passando de R$ 30 milhões anual para R$ 60 milhões, em todo o Estado. Agora o recurso vai reforçar o atendimento especializado e regionalizado no Paraná”, afirmou Beto Preto.

QUALICIS – O Qualicis reforça a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) que é ofertada na Rede de Atenção à Saúde (RAS) nas mais diversas Linhas de Cuidado. No Paraná, 21 Regiões de Saúde contam com Ambulatórios Multiprofissionais Especializados gerenciados pelos Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS), atendendo praticamente todos os municípios que compõem as Regiões de Saúde.

O prefeito de Campina Grande do Sul e vice-presidente do Comesp, Bihl Zanetti, ressaltou a importância do programa em nome dos prefeitos que integram o Consórcio. “Com estes recursos realizaremos atendimento lá na ponta, para a população que mais precisa do serviço de média complexidade. Isso surtirá um grande efeito para a população usuária da Saúde Pública do Paraná”.

Dentre os 399 municípios, 96,7% integram os CIS que gerenciam serviços ambulatoriais especializados regionais, correspondendo a 79% da população do Estado. Somente na Região Metropolitana, mais de 3,7 milhões de pessoas serão beneficiadas.

“Este recurso reforça o compromisso do Governo do Estado e da Secretaria da Saúde com os consórcios e principalmente com a população, além de ajudar a fortalecer toda a Rede de Saúde do Estado”, acrescentou o prefeito de Marilândia do Sul e presidente da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar), Aquiles Takeda Filho.

CONSULTAS – Beto Preto também reforçou que o Governo do Estado investiu e possibilitou um aumento no número de consultas ambulatoriais na Região Metropolitana.

“Agora cerca de cinco mil consultas são realizadas por ano nestes serviços. Isso era algo que não existia. Para um atendimento mais específico o cidadão precisava se deslocar por horas e hoje, com a Regionalização da Saúde, estamos levando o serviço mais perto, encurtando distâncias”.

O prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, falou sobre a ampliação dos serviços na Região. “Vamos ter um avanço no número de consultas e exames especializados para ofertar para a população da Região Metropolitana, dando maior vazão a toda a demanda reprimida durante os períodos mais críticos da pandemia”, disse.

HISTÓRICO – Os CIS surgiram no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná em 1990 e ocupam um papel de destaque na Política de Saúde do Estado, como uma estratégia viável para a gestão municipal que garante maior eficiência nas ações e nos serviços de saúde.

O apoio aos CIS que gerenciam Ambulatórios Médicos Especializados é fundamental, pois se trata de uma estratégia para a regionalização e a descentralização das ações e dos serviços de Saúde na AAE.

PRESENÇAS – A assinatura do repasse foi acompanhada pelo diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior; a diretora-geral do Comesp, Daniela Cavalcante; a secretária municipal de Saúde de Colombo, Marilda França Gimenes Zanoni; o secretário municipal de Saúde de Almirante Tamandaré, João Gustavo Kepes Noronha; a diretora do Comesp, Konstance Johnsson Kremer e o assessor do Comesp, Vilson Goinski.