Secretário realiza reunião técnica em Barbosa Ferraz para discutir ações de combate à dengue 23/02/2020 - 10:00
Além de ampliação do trabalho de campo, com a remoção mecânica de possíveis focos, em conjunto com agentes comunitários e agentes de endemias do município e do Estado, o secretário autorizou o reforço de mais profissionais da Sesa para ampliar o arrastão técnico.
“Estamos colocando à disposição nosso pessoal de outras Regionais de Saúde para auxiliar nesta ação. Temos conjugados esforços no auxílio dos municípios, porque o momento exige efetividade neste combate”, disse Beto Preto.
As orientações de manejo clínico também deverão acontecer nos próximos dias, garantindo o reforço na capacitação dos profissionais, sob coordenação da Secretaria de Estado da Saúde.
A força-tarefa em Barbosa Ferraz, segundo o secretário, deve auxiliar na queda dos focos e dos números de pessoas adoecidas pela dengue, assim como aconteceu no município de Nova Cantu.
“Onde intensificamos o trabalho, já tivemos redução no número de notificações. É importante que as pessoas, a população em geral, os profissionais da Saúde, estejam engajados, uma vez que quase 90% dos criadouros são removíveis”, alertou.
A limpeza das galerias pluviais, por parte da Sanepar, também será outra medida. Com possíveis entulhos ou material orgânico que acumule, o local acaba sendo um ambiente propício para a proliferação do mosquito.
O Estado fará um aporte financeiro aos municípios em epidemia de R$ 5 milhões, auxiliando na aquisição de insumos clínicos e na estrutura de atendimento hospitalar e ambulatorial.
“Estamos preocupados com a dengue no Paraná. É uma doença que mata. Temos perdido vidas. Estamos diante do sorotipo dois do vírus. Os paranaenses não têm imunidade a ele. Dengue é uma doença que podemos prevenir. Por isso, é importante a ajuda de todos”, afirmou o secretário.