Secretário reforça importância de levar a saúde para mais perto das pessoas durante encontro do PRI 19/10/2021 - 12:41

A importância da regionalização da Saúde no desenvolvimento do Planejamento Regional Integrado (PRI) foi destacada pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em Maringá, com as Regionais de Saúde da abrangência da Macrorregião Noroeste, nesta terça-feira (19).

“O grande projeto deste Governo é regionalizar, levar a saúde para mais perto das pessoas, valorizar o Sistema Único de Saúde – SUS, visando o benefício da sociedade, que é usuária do serviço. Agora é o momento de revisarmos este trabalho iniciado em 2019, com as prioridades que foram colocadas e ponderarmos a importância de cada uma delas, considerando a nossa realidade atual”, disse.

O Grupo Condutor Estadual organizou as oficinas do PRI iniciando em Maringá – Macrorregião Noroeste (18 e 19) e Londrina – Macrorregião Norte (20 e 21), e na próxima semana em Foz do Iguaçu – Macrorregião Oeste (25 e 26) e Paranaguá – Macrorregião Leste (28 e 29).

Desde esta segunda-feira (18), as equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Conselho de Secretarias Municipais da Saúde do Paraná (Cosems/PR), e municípios de abrangência da Macrorregião Noroeste, estão voltados para a discussão e articulação de ações da Rede de Atenção à Saúde para elaboração de Planos Regionais e Macrorregionais, a partir da construção do PRI.

O secretário destacou pontos importantes que devem ser incluídos na elaboração destes documentos. “Temos algumas questões que são indispensáveis do ponto de vista da Saúde pública, principalmente após a pandemia da Covid-19, como por exemplo a retomada dos procedimentos cirúrgicos eletivos, o cuidado com a Atenção Primária, o que faremos com os sequelados desta doença e como expandiremos o atendimento da saúde mental dessas pessoas”.

Ainda durante a reunião, houve a apresentação dos índices de adesão por parte dos municípios nos mais diversos pontos de atenção da Saúde, com destaque para as ações voltadas ao combate da Covid-19 em todo o Estado. As considerações incluem a diminuição na procura por vacinas já elencadas no Plano Nacional de Imunizações (PNI) e exames comuns do SUS, considerando a preocupação da população voltada somente para o coronavírus.

“Temos que caminhar entre esses desafios que nos foram colocados neste período de pandemia e retomar a construção deste documento que norteia as ações de maneira regionalizada, baseado na necessidade individual e coletiva de cada região. Precisamos criar condições para debater esse planejamento ascendente e avançarmos de maneira objetiva e resolutiva, visando o bem comum da sociedade”, afirmou Beto Preto.

PRESENÇAS – Estiveram presentes em Maringá a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes; a diretora da 12ª Regional de Saúde de Umuarama, Viviane Herrera Ufemea; a diretora da 13ª Regional de Saúde de Cianorte, Adriana Gonçalves Guimarães; o diretor da 14ª Regional de Saúde de Paranavaí, Nivaldo Mazzin; o diretor da 15ª Regional de Saúde de Maringá, Ederlei Ribeiro Alkamim; o secretário municipal de Saúde de Maringá e membro do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cresems/PR), Marcelo Aguilar Puzzi; a secretária de Saúde de Brasilândia do Sul e presidente do CRESEMs da 12ª Regional, Aleteia Patrícia Busch; e o representante do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi), Valdemar Muracami.