Sesa avalia implantação da nova política federal de cuidados especializados 17/02/2025 - 10:54

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou, nesta segunda-feira (17), uma reunião de avaliação sobre a Oferta de Cuidados Integrados (OCI), uma política do Ministério da Saúde (MS) voltada para melhor remuneração da produção de especialidades médicas. O encontro reuniu a equipe técnica da pasta para discutir a implementação do modelo em todas as regionais de saúde do Paraná.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a iniciativa prevê a organização de atendimentos especializados em cinco blocos, com foco inicial em consultas de cardiologia, oftalmologia e otorrinolaringologia. A expectativa é de que novas diretrizes sobre o programa sejam apresentadas nas próximas semanas, podendo expandir o volume de atendimentos especializados e beneficiar pacientes que aguardam cirurgias.

"O objetivo é estruturar o serviço em parceria com consórcios intermunicipais, prestadores hospitalares e municípios interessados na adesão ao programa. Essa é uma informação importante aos gestores de saúde, pois demanda de integração e alinhamento em relação às políticas públicas de saúde", explicou.

O secretário destacou ainda que a implementação da OCI será pactuada com os gestores municipais de saúde, garantindo alinhamento entre Estado e municípios. 

"Devemos avançar muito nas próximas semanas em relação a este programa. Nosso objetivo é expandir o acesso à saúde e melhorar a qualidade de vida dos paranaenses", afirmou.