Sesa capacita profissionais para otimizar os recursos aplicados à saúde 30/10/2024 - 15:47

Servidores da Saúde estadual do Paraná envolvidos no processo de contratualização, monitoramento, cadastro, faturamento e habilitação dos prestadores de serviço da Atenção de Média e Alta Complexidade participam de uma nova capacitação, em Curitiba. O objetivo do encontro, iniciado na segunda-feira (28), é aprimorar as atividades relacionadas à contratação de serviços de saúde sob gestão do Estado, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A capacitação organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenação de Contratualização de Cuidados em Saúde (CCCS) inclui temas relevantes e atualizados. Dentre eles estão a importância da agilidade e do trabalho conjunto, a fim de atingir uma melhor qualidade nos projetos e da atualização dos conceitos legais que norteiam os contratos firmados pela Sesa. Atualmente existem aproximadamente 1.100 contratos com serviços de saúde no Paraná.

“Tivemos muitas novas atribuições e reformulação dos fluxos de trabalhos nos últimos anos, em consequência da nova lei de contratualização, de várias portarias com novos incentivos, habilitações, incentivos estaduais e políticas de saúde pública. Aprimorar esse fluxo e pleno funcionamento é fundamental, pontuou a coordenadora de Contratualização de Cuidados em Saúde da Sesa, Raquel Mazetti Castro.

A área é responsável, por exemplo, pelos contratos fechados com hospitais que atendem pelo SUS, a gestão de sistemas como o CNES, que cadastra os estabelecimentos de saúde em nível nacional, além dos contratos de saúde, dentre outras responsabilidades. 

 

GALERIA DE IMAGENS