Sesa e Cosems se reúnem para debater ações de saúde pública 13/04/2022 - 16:32

O secretário de Estado da Saúde, César Neves, se reuniu pela primeira vez, desde que assumiu a pasta, com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) nesta quarta-feira (13). A dengue e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram alguns dos assuntos que estiveram em pauta durante o encontro.

“Essa parceira é importante nesse momento, principalmente no que tange à dengue. Iremos ao Ministério da Saúde, já vislumbrando o cenário epidêmico, pedir uma suplementação de insumos farmacêuticos para o enfrentamento da dengue, principalmente o soro fisiológico”, disse o secretário.

No boletim epidemiológico da dengue desta semana foram confirmados três novos óbitos, totalizando cinco mortes pela doença, desde o novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022. O Estado tem 16.560 casos confirmados e 65.040 notificações, em 360 municípios. Há ainda, 19.051 casos em investigação.

Ainda segundo ele, a Sesa enviará uma comitiva para Brasília na próxima semana, para articulação com o Governo Federal sobre o a manutenção e custeio das equipes do Samu. Este ano o Paraná atingiu 100% de cobertura do serviço que é referência nacional em atendimentos.

PRESENÇAS – Participaram do encontro o chefe de gabinete da Sesa, Ian Lucena Sonda e os secretários Municipais de Saúde e representantes do diretório executivo do Cosems: o presidente Ivoliciano Leonarchik (Mangueirinha); o 1º diretor financeiro, Sérgio Henrique dos Santos (Campo Mourão); o 2º vice-presidente, Odileno Garcia Toledo (Antonina); a 2ª diretora financeiro, Gislaine Galvão Inácio (Santo Antônio da Platina); o 1º e 2º diretores de relações institucionais e parlamentares, Jonas Welter (Capanema) e Roberto Amatuzzi Franco (Imbaú); o 1º diretor da Macrorregião Oeste, Marcos Rigolon (Guaíra) e do conselho fiscal, Wanderson de Oliveira (Bandeirantes)