Sesa entrega equipamentos para Curitiba e Foz do Iguaçu 19/11/2020 - 21:48

A Secretaria de Estado da Saúde cedeu 12 respiradores e 12 monitores para equipar leitos de UTI exclusivos Covid-19 para a Secretaria Municipal de Curitiba. Os equipamentos serão levados ao Hospital Universitário Evangélico Mackenzie para ativação de 12 UTIs nesta sexta-feira (20).

O entendimento do secretário Beto Preto é de unir forças para esse momento delicado da pandemia. “Estamos com os números em crescimento acelerado. Nesse momento, somos todos Paraná, independente de qual cidade. Se tivermos equipamentos, vamos fornecer para nos equilibramos novamente em relação aos leitos”, reforçou o secretário.

No total, o Governo do Estado, por meio da Sesa, está fornecendo de forma temporária aproximadamente R$ 800 mil em equipamentos. Considerando o valor médio de R$ 50 mil para cada respirador e cerca de R$ 20 mil para cada monitor.

O diretor-geral da secretaria, Nestor Werner Junior, explica que o esforço do Estado faz é voltado para a melhor assistência à todos os paranaenses. “Tomar esse tipo de atitude, nesse momento que Curitiba mais precisa é a posição do Estado reforçando o entendimento de que o tratamento do coronavírus é um dos fundamentos que regem o Sistema Único de Saúde”.

Nesta quinta-feira (19) o Paraná registrou 2.678 e 36 óbitos em decorrência da Covid-19. Os leitos hospitalares do Sistema Único da Saúde na capital estão quase 90% ocupados.

FOZ DO IGUAÇU – A Sesa está enviando para o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu mais 20 monitores e conseguiu, junto ao Ministério da Saúde, mais 20 respiradores que serão entregues diretamente para a unidade hospitalar ampliar os leitos.

Os números de casos e óbitos de Foz do Iguaçu estão aumentando e relacionados a diversos fatores. “É importante dizer que o estado se colocou ao lado do município no sentido de prover condições e infraestrutura de atenção hospitalar para que eventuais casos que pudessem aparecer sejam eles de paraguaios, brasileiros e brasiguaios ou ainda dos turistas que tivessem na região em que se necessário atendimento pudessem ter”, completou o diretor Werner.