Sesa inicia as atividades do PlanificaSUS Saúde Mental na APS em Irati 14/08/2024 - 10:00
Dando continuidade as ações de implantação do PlanificaSUS Paraná Saúde Mental e com objetivo de otimizar e fortalecer os serviços de saúde mental em toda Rede de Atenção à Saúde (RAS) para o triênio 2024-2026, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou nesta terça-feira (13), em Irati, reunião com gestores e técnicos dos nove municípios da região.
A 4ª Regional de Saúde de Irati, que foi piloto do PlanificaSUS no Paraná, segue com as ações voltadas para a Atenção à Saúde do Idoso e Materno Infantil, e terá a oportunidade de reafirmar a participação no projeto e ampliar o número de equipes integrantes. O encontro já ocorreu também em Londrina, Apucarana, Jacarezinho, Cornélio Procópio e Ivaiporã, contemplando toda a macrorregião norte do Paraná.
“A Linha de Cuidado em Saúde Mental é umas das prioridades para o Governo do Estado e juntamente com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, estamos dando continuidade para esse importante projeto que é criar estratégias de educação permanente, desenvolvendo competências e habilidades na formação das equipes técnicas e gerenciais, agora com foco na qualificação dos serviços de saúde mental”, explicou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.
As próximas etapas do PlanificaSUS serão realizadas por meio de Ciclos de Melhorias com a atenção primária à saúde, atenção psicossocial especializada (ambulatórios e Caps), organizados em fases de planejamento, execução das ações, monitoramento e avaliação.
O objetivo é organizar os macroprocessos da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (ambulatórios e Centros de Atenção Psicossocial) integrando-os como continuidade do cuidado na Rede de Atenção à Saúde (RAS), com vistas a responder às necessidades e expectativas da população.
O PlanificaSUS Saúde Mental será realizado em fases de planejamento, operacional e de monitoramento e avaliação. As atividades de operacionalização correspondem à promoção de workshops, oficinas tutoriais em unidades da APS, da Atenção Ambulatorial Especializada (Ambulatórios e os Centros de Atenção Psicossocial) e outras atividades complementares desenvolvidas em todo Paraná.
PLANIFICASUS – O Paraná aderiu à estratégia PlanificaSUS em 2019 e a implementou inicialmente na 4ª Região de Saúde de Irati, no Centro-Sul. Em 2021, foi o primeiro Estado a expandir a metodologia para todas as suas regiões. O PlanificaSUS Paraná possibilita reorganizar os processos de trabalho das equipes das Unidades de Saúde e dos ambulatórios vinculados a essa estratégia, com o objetivo de melhorar o cuidado às pessoas usuárias do SUS ao promover o acolhimento.
Os encontros com os tutores regionais são desenvolvidos com a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde, proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Israelita Albert Einstein (SP).
Em todo Paraná cerca de 10 mil profissionais de saúde, entre os das UBS, gestores, tutores dos municípios e regionais estão envolvidos na estratégia em todo Paraná.