Sesa promove capacitação para aprimorar boas práticas no manejo de medicamentos 27/09/2024 - 15:11

Com o objetivo de fortalecer as equipes responsáveis pela manutenção e preservação de medicamentos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e a Coordenação de Assistência Farmacêutica (Coaf) deu início nesta quinta-feira (26) a uma capacitação focada em "Noções de Calibração e Qualificação Térmica" e no "Plano de Contingência para Falta de Energia Elétrica nas Farmácias e Centrais de Abastecimento Farmacêutico da Sesa".

O treinamento, realizado em Curitiba, reúne mais de 100 técnicos da Assistência Farmacêutica, incluindo profissionais das Centrais de Abastecimento Farmacêutico, Farmácias das Regionais de Saúde e equipes de Imunização. A iniciativa visa aprimorar as práticas relacionadas ao armazenamento e transporte de medicamentos, conforme a Resolução da Anvisa (RDC 430/2020) e outras legislações vigentes.

“A capacitação contínua das nossas equipes de saúde é essencial para garantir que os medicamentos cheguem à população com a qualidade e segurança necessárias. Este treinamento é uma oportunidade de ampliar o conhecimento técnico dos profissionais e, acima de tudo, assegurar a preservação da saúde e bem-estar da nossa população”, destacou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

O Plano de Contingência para Falta de Energia Elétrica é uma das abordagens principais do evento, sendo considerado essencial para evitar a interrupção de serviços críticos nas farmácias e centrais de abastecimento. A medida visa garantir a integridade dos medicamentos, mesmo em cenários de adversidade.

Segundo a diretora do Cemepar, Margely de Souza Nunes, essa capacitação faz parte de um esforço estratégico para otimizar a gestão e o manejo de medicamentos. "O encontro tem como objetivo aperfeiçoar as equipes de saúde, estabelecendo boas práticas de armazenamento e transporte de medicamentos, assegurando a qualidade e a segurança dos produtos farmacêuticos", explicou Margely.

A ação reforça o compromisso da Sesa com a qualificação dos profissionais e a adoção de práticas eficientes na gestão de medicamentos, garantindo que os insumos cheguem à população em condições adequadas, protegendo a saúde pública.

CEMEPAR - O Cemepar é o responsável pela gestão, planejamento, programação, aquisição, armazenamento e distribuição de medicamentos, soros e vacinas para a rede de saúde pública do Estado. Sua função é garantir que as 22 Regionais de Saúde (RS) recebam os medicamentos para distribuição aos 399 municípios em conformidade com as normas de segurança, qualidade e boas práticas de armazenamento e transporte. Além disso, atua no planejamento e na execução de políticas públicas voltadas ao abastecimento farmacêutico, contribuindo para a organização da assistência farmacêutica no Paraná.