Sesa promove curso de Aperfeiçoamento em Práticas Essenciais em Saúde Pública 24/11/2020 - 17:33

A aula inaugural do curso de Aperfeiçoamento em Práticas Essenciais em Saúde Pública foi na tarde de hoje (24), com a participação por vídeoconferência do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O curso é promovido pela Escola de Saúde Pública do Paraná, com 208 horas de duração, no modelo EAD e presencial, e dirigido a 310 servidores da Sesa de todas as regiões do Estado e com menos de 5 anos de ingresso.

“O objetivo do Governo do Paraná com este curso é recuperar algumas funções e colocar a marca de uma gestão que busca a formação profissional com pensamento crítico, analítico e preparado para o debate”, afirmou o secretário Beto Preto na abertura do evento.

Segundo Beto Preto, “é hora de reaglutinar municípios para o enfrentamento das situações de saúde pública que ainda vêm pela frente e também a hora de oportunizar o debate aos profissionais que compõem esta força no âmbito das decisões e ações da saúde”.

A aula inaugural foi ministrada pelo consultor da Fiocruz e ex-secretário da Saúde do Paraná, Armando Raggio.

Competências – O palestrante Armando Raggio, que também já foi ex-presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde) e ex-secretário municipal de saúde em Curitiba, Sorocaba (SP) e São José dos Pinhais, disse que o “direito e a prática do pensar são condições fundamentais para o exercício de funções na área da saúde e que o Governo do Estado mostra seu compromisso ao promover um curso que prioriza a formação de novos servidores”.

“O Governo do Paraná está investindo no que é essencial; não se faz casa sem alicerce”, ressaltou Armando Raggio, referindo-se a importância da formação.

Armando Raggio ressaltou ainda que “a prática do pensar é imprescindível e que este exercício deve fazer parte do perfil dos trabalhadores para o enfrentamento das situações críticas impostas pela área da saúde; o dia a dia da saúde impõe o saber fazer e o fazer saber de cada profissional”.

“Não adianta fazer mais do mesmo; não adianta implantar modelos de redes de saúde antigas com nomes novos; o que se deve é fortalecer equipes para a criação de soluções de Saúde Pública em benefício da população”, concluíu Raggio.

O diretor da ESPP, Edever Daniel, ressaltou que “a proposição e realização deste curso fazem parte do compromisso da Sesa com a melhoria das condições de saúde da população paranaense, de acordo com os objetivos, diretrizes e metas do Plano Estadual de saúde (PES)”.

Presenças - Participaram a aula inaugural o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior, o diretor da Escola de Saúde Pública do Paraná, Edevar Daniel e a secretária executiva da Comissão de Intergestores Bipartite, Lilian Brandalise.