Vigilância Sanitária do Paraná recebe reconhecimento nacional por avanços no controle de infecções e segurança do paciente 10/10/2024 - 15:28

A Vigilância Sanitária do Paraná, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foi reconhecida nacionalmente pelo cumprimento das metas de Segurança do Paciente e Controle de Infecções. O certificado de superação foi entregue no último dia 9 de outubro, durante a reunião anual dos coordenadores estaduais de Vigilância Sanitária, promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília.

O encontro teve como objetivo avaliar as ações realizadas em 2024 e traçar o planejamento para 2025, estabelecendo novas metas como ampliar a notificação de eventos adversos pelos serviços de saúde; monitorar a implantação de planos de ações para prevenção da recorrência destes eventos e fomentar a adesão de práticas de segurança do paciente pelos hospitais de pequeno e médio porte. O secretário de Estado da Saúde, César Neves, celebrou o reconhecimento. "Esse certificado é um reflexo do trabalho incansável da nossa equipe em promover um ambiente de saúde mais seguro, com foco na prevenção de infecções e na melhoria contínua dos cuidados ao paciente", afirmou.

Uma das principais inovações apresentadas no evento foi a adoção do método de gestão OKR (Objective and Key Results), que tem como objetivo alinhar as prioridades regionais com metas claras e mensuráveis. Apenas no último ano, a Vigilância Sanitária paranaense foi responsável pela execução de cerca de 2 mil ações educativas e mais de 17 mil inspeções em diversos estabelecimentos, segundo o Sistema Estadual de Informações em Vigilância Sanitária (Sievisa). Além disso, foram emitidas mais de 18 mil licenças sanitárias em todo o estado.

Outro trabalho de destaque alcançado pela área foi a implantação dos Núcleos Municipais de Segurança do Paciente (NMSP) em serviços ambulatoriais (Atenção Primária em Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e Atenção Ambulatorial Especializada). Neste ano, 42% dos municípios paranaenses implantaram NMSP.

Luciane Otaviano, coordenadora da área na Sesa, ressaltou os avanços conquistados.

"Temos alcançado importantes progressos, garantindo mais saúde e proteção aos paranaenses. O trabalho da Vigilância Sanitária é contínuo e envolve uma ampla gama de ações, o que exige profissionalismo e planejamento constante", avaliou.