Estratégia e-SUS
A Estratégia e-SUS APS é uma forma de instrumentalizar a coleta de dados na APS para envio à base nacional e reúne informações para garantir a continuidade do cuidado prestado ao paciente.
Objetivos
- Promover o avanço tecnológico dos sistemas de informação utilizados na captação de dados da APS;
- Monitorar e Avaliar as ações da APS no país;
- Aprimorar as ferramentas utilizadas por trabalhadores e gestores nas ações de cuidado e gestão na APS;
- Promover a integração e a interoperabilidade com outros sistemas de informação em saúde;
- Buscar a reestruturação nas formas de coleta, processamento, validação e uso de informações em saúde na APS;
- Captar dados para subsidiar o financiamento e a adesão aos programas e estratégias da APS.
O e-SUS APS é composto por sistema de Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que compreende dados de atendimento e de acompanhamento, sistema de Coleta de Dados Simplificada (CDS), módulos de gestão (agenda e relatórios) e por dois aplicativos: e-SUS APS Território e e-SUS APS Atividade Coletiva.
As versões evolutivas do e-SUS APS propiciam constantes melhorias de desempenho, funcionalidades, interoperabilidade e integração com outros sistemas utilizados pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde.
Devido às suas constantes evoluções, os gestores e profissionais da Atenção Primária devem estar atentos a publicações de Portarias e Notas técnicas relativas ao sistema e-SUS APS, para estarem atualizados frente às novas mudanças que ocorrem no cenário da informatização em saúde no país.
Situação de implantação do prontuário eletrônico
Evolução de implantação do prontuário eletrônico
Referências
- Portaria Nº 3.263, de 11 de dezembro de 2019 - Estabelece o incentivo financeiro de custeio federal para implementação e fortalecimento das ações de cadastramento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS).
- Portaria nº 1.247, de 18 de maio de 2020 - Prorroga o prazo dos estabelecimentos de Atenção Primária à Saúde com equipes de Saúde da Família e equipes de Atenção Primária não informatizadas aderidos ao Projeto Piloto de Apoio à Implementação da Informatização na Atenção Primária à Saúde.
- Portaria nº 1.412, de 10 de julho de 2013 - Institui o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB).
- Portaria nº 1.113, de 31 de julho de 2015 - Altera o § 3º do art. 3º da Portaria nº 1.412/GM/MS, de 10 de julho de 2013, que institui o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB).
- Portaria nº 1.653, de 2 de outubro de 2015 - Acrescenta o art. 2º-A à Portaria nº 1.412/GM/MS, de 10 de julho de 2013, que Institui o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB).
- Portaria nº 2.148, de 28 de agosto de 2017 - Estabelece o início do envio de dados de serviços da Atenção Básica para o Conjunto Mínimo de Dados (CMD) e encerra o envio de dados para o Sistema de Informação Ambulatorial (SIA).
- Portaria nº 2.073, de 31 de agosto de 2011 - Regulamenta o uso de padrões de interoperabilidade e informação em saúde para sistemas de informação em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde
- Portaria nº 1.976, de 12 de setembro de 2014 - Altera e acrescenta dispositivos à Portaria nº 1.412/GM/MS, de 10 de julho de 2013.