Indicadores da APS
Cobertura da Atenção Básica e Equipes de Saúde da Família
Apresenta a cobertura populacional estimada de equipes de saúde da família (eSF) e de equipes de Atenção Básica (eAB) utilizada para o monitoramento do acesso aos serviços de Atenção Básica, com vistas ao fortalecimento do planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Disponível em: https://egestorab.saude.gov.br/paginas/acessoPublico/relatorios/relHistoricoCoberturaAB.xhtml
Cobertura de Agentes Comunitários de Saúde
Apresenta a cobertura populacional estimada pelos Agentes Comunitários de Saúde na Atenção Básico utilizada para o monitoramento do acesso aos serviços de Atenção Básica, com vistas ao fortalecimento do planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Disponível em: https://egestorab.saude.gov.br/paginas/acessoPublico/relatorios/relHistoricoCoberturaACS.xhtml
Cobertura de Equipes de Saúde Bucal
Apresenta a cobertura populacional estimada de equipes de Saúde Bucal vinculadas às Equipes de Saúde da Família (ESFSB) e pela Saúde Bucal na Atenção Básica utilizada para o monitoramento do acesso aos serviços de Atenção Básica, com vistas ao fortalecimento do planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Disponível em: https://egestorab.saude.gov.br/paginas/acessoPublico/relatorios/relHistoricoCoberturaSB.xhtml
Capitação ponderada
O cadastro do Cidadão na Atenção Primária à Saúde (APS) compõe uma das ações realizadas pelas Equipes de Saúde. Por meio dele pode-se obter o reconhecimento da população adscrita à equipe e Unidade de Atenção Primária.
O relatório de cadastros está disponível no SISAB, sendo este o principal subsídio técnico oficial para os gestores acompanharem os indicadores da APS refere ao componente de capitação ponderada.
As informações detalhadas por município podem ser obtidas no acesso restrito no e-Gestor Estadual para as equipes técnicas das Regionais de Saúde, e as informações com maior nível de granularidade podem ser obtidas no acesso restrito pelo gestor municipal de saúde no perfil " SISAB".
Possível visualizar as informações consolidadas.
Indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho fazem parte do Programa Previne Brasil. Por meio dos relatórios do SISAB é possível obter o resultado dos indicadores de desempenho de forma qualificada.
As informações detalhadas por município podem ser obtidas no acesso restrito no eGestor Estadual para as equipes técnicas das Regionais de Saúde, e as informações com maior nível de granularidade podem ser obtidas no acesso restrito pelo gestor municipal de saúde no perfila " SISAB".
É possível visualizar as informações consolidadas.
Condições Sensíveis à Atenção Básica
A Portaria MS/SAS nº 221, de 17 de abril de 2008 publica a Lista Brasileira de Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária.
Método de Cálculo: Nº de internações por causas sensíveis selecionadas à Atenção Básica, em determinado local e período X 100 / Total de internações clínicas, em determinado local e período.