Com apoio do Estado, Jacarezinho terá AME e nova Unidade de Saúde da Família 20/06/2024 - 14:26

Melhorias na infraestrutura urbana realizadas pelo Governo do Estado e prefeitura incentivaram investimentos privados que somam R$ 1 bilhão entre 2021 e 2024 em Jacarezinho, o maior da história da cidade, que é um dos polos do Norte Pioneiro do Paraná. O montante aplicado em atividades produtivas foi anunciado nesta quarta-feira (19) em evento com o governador Carlos Massa Ratinho Junior no Cine Teatro Iguaçu.

O governador destacou a série de recursos destinados pelo Governo do Paraná ao município nos últimos anos, na ordem de R$ 115 milhões, e afirmou que Jacarezinho está passando por uma transformação na qualidade de vida da população, graças ao apoio constante do Estado.

“Temos o Ambulatório Médico de Especialidades que prestará atendimento sem que a pessoa precise percorrer grandes distâncias para ter acesso a cardiologista, oftalmologista, ortopedista. Uma verdadeira transformação na cidade”, afirmou o governador.

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) é a obra mais significativa em execução com recursos do Estado, que está 13,52% concluído e será referência no atendimento médico de Jacarezinho e outras 21 cidades que compõem o Consórcio Intergestores de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi). São cerca de R$ 23 milhões de investimentos, sendo R$ 22,6 milhões de recursos do Estado e R$ 461.265,93 de contrapartida municipal, que resultarão em uma capacidade para até 20 mil atendimentos por mês.

A construção teve início em maio de 2023, após ser anunciada diversas vezes. A estrutura terá uma área de 3,5 mil metros quadrados, com 37 consultórios e 10 salas de exame. Além do atendimento médico especializado, a unidade também vai oferecer atendimento multiprofissional, exames laboratoriais e por imagem, e contará com um Centro de Especialidades Odontológicas e um Laboratório de Prótese Odontológica, beneficiando mais de 280 mil pessoas que residem no Norte Pioneiro.

Além do AME, a Unidade de Saúde da Família do bairro Aeroporto está praticamente pronta, e deve ser inaugurada nas próximas semanas. O investimento foi de R$ 1 milhão, sendo R$ 750 mil do Estado e o R$ 250 mil de contrapartida municipal. O município também tem duas unidades do Meu Campinho, espaço de prática de esporte e lazer das famílias. Uma delas já foi entregue e a outra que segue em construção. Ambas fazem parte do rol de investimentos estaduais na cidade.

“Hoje Jacarezinho tem obras em todo lugar. São mais de R$ 115 milhões licitados, entre infraestrutura, maquinários, posto de saúde, AME, investimentos em pavimentação. É uma grande parceria com o Governo do Estado, que tem sido representativo em Jacarezinho e está transformando a nossa cidade”, disse o prefeito Marcelo Palhares.