Força-tarefa da vacinação para segunda dose e reforço contra a Covid-19 começa neste sábado 20/11/2021 - 13:33

A campanha Mega Vacinação do Ministério da Saúde começou neste sábado (20) e segue até a próxima sexta-feira (26). Curitiba foi uma das seis cidades do país escolhida para a ação. Além da capital paranaense, o mutirão acontece também no Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Brasília e Salvador. O objetivo da mobilização é incentivar quem não voltou aos postos de vacinação para tomar a segunda dose ou dose de reforço contra a Covid-19.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez o lançamento da campanha de forma remota, em simultâneo nas seis capitais, Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Manaus (AM) e São Paulo (SP). “A vacinação é tradição no Brasil, e queremos que cada um dos brasileiros que estão aptos a tomar a vacina, se dirijam às nossas salas de imunização”, enfatizou Queiroga.

Com o slogan "Proteção pela metade não é proteção", o Governo Federal, em conjunto com Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), pretende atingir os 21 milhões de brasileiros que não completaram o ciclo vacinal desde o início da vacinação em massa no combate ao vírus SARS-CoV-2. Além disso, a campanha também chama a atenção para a necessidade de reforçar a imunidade contra a doença. São 9,3 milhões de brasileiros aptos a tomarem a dose reforço.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que sempre defendeu a importância da imunização completa e depois, o reforço da vacina, faz um apelo aos paranaenses: “Quem está com a dose atrasada ou está na hora da dose reforço, e puder vir até aos pontos de vacinação durante a semana, por favor, venha. A vacina está nos ajudando a reduzir os óbitos no Estado e derrubar o número de novos casos pela Covid-19”.

No Paraná, cerca de 729 mil pessoas não voltaram aos postos de saúde para a segunda dose. Foram aplicadas 16.940.760 vacinas contra a Covid-19 no Estado e 7.382.916 já estão imunizadas, com a D2 ou dose única.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, ressaltou a grande necessidade da completude do esquema vacinal para a proteção efetiva contra a Covid-19. “Precisamos que as pessoas que tomaram a primeira dose verifiquem na carteira de vacinação a data que precisam voltar ao posto de saúde para receber a segunda dose, só assim, estaremos mais protegidos contra a Covid-19”.

Segundo um levantamento do Ministério da Saúde, São Paulo, com 4,1 milhões de pessoas; e Minas Gerais, com mais de 2,2 milhões, são os estados que mais possuem brasileiros nessa situação. Entre os que não compareceram, 2,9 milhões têm entre 30 e 34 anos, faixa etária com o maior número de pessoas que não voltaram ao posto de vacinação.

O Secretário de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Governo Federal, Raphael Parente, explicou a necessidade das pessoas que tomaram a vacina da Janssen, antes como dose única, também recorrerem à segunda dose deste imunizante. “Já chegaram ao Brasil as novas doses da Janssen para a segunda aplicação durante a campanha da Mega Vacinação. A partir da próxima semana, já estarão disponíveis”.

CAMPANHA – Nas primeiras três horas do início da campanha, 3.077 pessoas já haviam sido imunizadas com D2 ou DR. A população com 18 anos ou mais que receberam a segunda dose até o dia 24 de junho pode ir aos 27 pontos de vacinação, das 8 às 14h. A terceira dose (dose reforço) deve ser feita cinco meses depois da imunização completa.

PARTICIPAÇÃO – Estiveram no lançamento da campanha a secretária Municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, o superintendente estadual do Ministério da Saúde do Paraná, Benedito Garcia, o vereador de Curitiba, Tico Kusma, o diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.