Governo do Estado ativa 20 novos leitos exclusivos Covid-19 17/05/2021 - 18:51
O Governo do Estado ativou 20 novos leitos exclusivos para atendimento a Covid-19 no Paraná, sendo 14 UTI’s e seis enfermarias. As ampliações foram realizadas nos municípios de Nova Aurora, Guarapuava, Missal e Maringá entre o último sábado (15) e esta segunda-feira (17).
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou nesta segunda-feira (17) de uma reunião virtual do município de Guarapuava para anúncio de medidas mais restritivas na cidade, conforme proposto pelo prefeito Celso Góes e aproveitou a ocasião para anunciar cinco leitos de UTI e seis de enfermaria no Hospital São Vicente.
“É importante que o Estado e os municípios estejam alinhados no enfrentamento da pandemia, com o objetivo de salvar vidas. Estes leitos irão dar suporte aos serviços de saúde da região, evitando que nenhum paciente precise se deslocar para receber atendimento, fortalecendo a regionalização da saúde no Paraná”, disse Beto Preto.
Além dos leitos de Guarapuava, foram ampliados leitos no município de Nova Aurora somando dois leitos de UTI no Hospital Doutor Aurélio; em Missal também dois leitos de UTI no Hospital Nossa Senhora de Fátima e cinco leitos de UTI em Maringá na Santa Casa.
A Secretaria de Estado da Saúde também enviou três respiradores para a Unidade Básica de Saúde de Guarapuava, para auxiliar no atendimento de pacientes com Covid-19, até que sejam transferidos para leitos exclusivos.
Segundo o secretário, a ampliação dos leitos é finita e não deve servir como respaldo para descumprimento de medidas restritivas.
“Iremos ampliar enquanto tivemos possibilidade, lembrando que os recursos são finitos. É preciso que a população mantenha as medidas de prevenção e higiene e evite a contaminação pelo vírus”, acrescentou o secretário.
DADOS – Segundo a Regulação de Leitos Estadual, o Paraná tem 4.709 leitos exclusivos Covid-19. Destes, 1.920 são UTI’s e 2.789 enfermarias. A ocupação é de 95% e 76% respectivamente.
Desde o início da pandemia, o Paraná já encaminhou para pagamento referentes a diárias de leitos Covid mais de R$ 249 milhões para os hospitais que fazem parte do plano de atendimento a pacientes suspeitos e/ou confirmados com a doença.