Mais de 20 mil ações realizadas durante a pandemia marcam o Dia da Vigilância Sanitária no Paraná 04/08/2021 - 16:18

A Vigilância Sanitária realizou desde o início da pandemia mais de 20 mil ações de inspeção relacionadas à Covid-19, mais de 1.600 ações educativas para a população, como palestras, orientações, entrega de material, informação a respeito das medidas de prevenção e controle da doença, entre outros, e mais de 2.600 ações também educativas voltadas para o setor regulado, como lives, capacitações e treinamentos online relacionados aos mais diversos temas, como uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), higiene de mãos, uso de máscaras, limpeza e desinfecção de ambientes, fabricação de produtos e equipamentos relacionados à pandemia.

O balanço foi apresentado hoje pela Secretaria de Estado da Saúde, na véspera do Dia Nacional da Vigilância Sanitária, comemorado em 5 de agosto, conforme lei federal 13.098, de 27 de janeiro de 2015.

No Paraná, o Sistema Estadual de Vigilância Sanitária é constituído pela Vigilância Sanitária Estadual, estruturada na Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, junto à Coordenadoria de Vigilância Sanitária, com núcleos nas 22 Regionais de Saúde, e pelas Vigilâncias Sanitárias municipais nos 399  municípios do Paraná, permitindo atuação regionalizada e descentralizada em todo o Estado.

“A Vigilância Sanitária (Visa) encontra-se como uma das áreas da saúde mais transversais e abrangentes no que diz respeito ao cotidiano das pessoas, uma vez que se faz presente direta e indiretamente na regulamentação, fiscalização e monitoramento de produtos e serviços acessados no dia a dia, como: alimentos, medicamentos, cosméticos, saneantes, produtos para saúde, laboratórios, serviços de saúde das mais diversas complexidades, salões de beleza, estabelecimentos de ensino, instituições de longa permanência para idosos, bancos de sangue, células, tecidos e órgãos, farmácias, e outros, por isso a sua fundamental importância para uma vida mais saudável da população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde , Beto Preto.

“Esta importância ficou ainda mais evidenciada nestes meses de enfrentamento da pandemia da Covid-19, com a realização das ações apresentadas neste balanço”, complementou o secretário.

“Desde o início da pandemia, além de todas as ações que desenvolve, a Visa também desempenha papel fundamental na regulamentação das medidas de prevenção e controle por meio da elaboração e emissão de Resoluções, Notas Orientativas, Protocolos e demais instrumentos”, informou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

A coordenadora de Vigilância Sanitária, Luciane Otaviano, explicou ainda que o trabalho da Vigilância Sanitária produz efeitos sobre o desenvolvimento social e econômico do país, na medida em que busca estabelecer relações éticas e sanitárias entre a produção e o consumo de bens e serviços.

“Nesse sentido ressaltamos que este 5 de agosto deve ser comemorado em alusão e agradecimento ao trabalho realizado pelas equipes de Visa distribuídas no Estado e aos resultados entregues à população por meio de cada uma das ações praticadas em prol de saúde da pública e na construção ativa de uma Visa cada vez melhor”, disse a coordenadora.