Saúde realiza capacitação para reforçar protocolos de manejo de pacientes em UTI’s com Covid-19 24/05/2021 - 20:12
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou nesta segunda-feira (24) uma capacitação online com profissionais da área para reforçar os protocolos de manejo de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) com Covid-19 no Paraná, principalmente durante a pandemia. Ao todo, 71 acessos foram registrados durante a transmissão.
Os protocolos foram redigidos pela Sesa, por meio das equipes do Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), baseados em documentos orientativos da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).
“A Covid-19 nos mostrou um vírus muito mais agressivo e letal do que qualquer outro que já havíamos visto. Com isso os profissionais precisaram aprender a lidar com essa doença, sem um manual, com o único objetivo de salvar vidas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
“Precisamos capacitar ainda mais esses profissionais e alinhar os protocolos de atendimento em todos os serviços de saúde do Estado, principalmente neste momento em que enfrentamos escassez de medicamentos e lotação de leitos”, acrescentou Beto Preto.
APRESENTAÇÃO – Na ocasião a médica Mirella Oliveira, diretora clínica das UTI’s do CHT, realizou uma apresentação de manejo do paciente, incluindo a administração de medicamentos e possíveis adaptações do “kit de intubação”.
“Essa capacitação é voltada para os profissionais médicos e plantonistas responsáveis pelo atendimento aos pacientes suspeitos ou diagnosticados com a doença, de forma que possamos repassar as instruções e protocolos exitosos já estabelecidos e padronizar o atendimento em toda a rede”, afirmou a médica.
PRESENÇAS – Participaram da capacitação no nível central o diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinícius Filipak, os médicos Beatriz Monteiro Oliveira e Edson Teixeira, que realizam o apoio a Diretoria de Gestão em Saúde da Sesa e demais profissionais das Regionais de Saúde e hospitais do Estado.