Saúde realiza reunião em Umuarama para realinhamento da rede hospitalar 01/06/2021 - 17:41

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou uma reunião nesta terça-feira (1º) com autoridades do município de Umuarama e região para alinhamento da rede hospitalar.
O crescente número de casos da Covid-19 em todo o Estado também se reflete no atendimento dos hospitais da 12ª Regional de Saúde, que registram lotação dos leitos exclusivos para atendimento à doença e da rede de urgência e emergência.

O diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior, esteve em Umuarama para reafirmar o compromisso do Governo do Estado na regionalização, seguindo orientação do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, para auxiliar no realinhamento das estruturas hospitalares. “A Regional de Saúde tem acompanhado todo o trabalho realizado e neste momento queremos reforçar o apoio do Governo do Estado aos municípios, com a regionalização da Saúde, para enfrentamento à essa doença”, afirmou.

LEITOS – O município de Umuarama possui 37 leitos de UTI e 64 enfermarias, exclusivas para o atendimento à Covid-19 nos hospitais UOPECCAN e Cemil. O custo da disponibilização das enfermarias é financiado unicamente pelo Governo do Estado, chegando a R$ 576 mil ao mês.

Vinícius Filipak, diretor de Gestão em Saúde da Sesa, afirmou que o Estado pode disponibilizar equipamentos para viabilizar novos leitos.
“É uma etapa muito difícil de organização porque estamos no limite extremo da capacidade, mas há disposição dos hospitais da região em viabilizarem uma reorganização da rede, visando proteger a população em todas as situações, em especial a Covid”, afirmou.

MEDIDAS RESTRITIVAS – O diretor-geral também ressaltou a importância da adoção de medidas restritivas, baseadas no Decreto Estadual 7.716/2021, evitando a circulação de pessoas após ás 21h em todas as regiões.

“A vigilância em saúde é muito importante para diagnóstico precoce da doença e rastreamento de contatos. As medidas restritivas possibilitam que assintomáticos não transmitam a doença para outras pessoas”, disse.

PRESENÇAS – Participaram da reunião os prefeitos da região de Umuarama, secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, deputado delegado Fernando, a diretora da 12ª Regional de Saúde, Viviane Herrera, representantes dos hospitais UOPECCAN, Cemil, Nossa Senhora Aparecida e Norospar.