Sesa e Feapaes dialogam sobre o cuidado em saúde da pessoa com deficiência intelectual 07/04/2022 - 16:20

A Secretária de Estado da Saúde conta com 267 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) contratualizadas, que fazem atendimento multidisciplinar em reabilitação intelectual, em especial a Deficiência Intelectual/Transtorno do Espectro Autista e Múltiplas Deficiências, nas 22 Regionais de Saúde. Para tanto, a Sesa mantém ações de saúde pública e a parceria com a Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Feapaes).

“As Apaes são importantes parceiros no cuidado em saúde da pessoa com deficiência intelectual/autismo no Estado do Paraná. Estamos em diálogo constante com o Ministério da Saúde para avançarmos na Linha de Cuidado em Saúde da Pessoa com Deficiência”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Em reunião realizada nesta quarta-feira (6), o secretário discutiu com o presidente da Feapaes, Alexandre Augusto Botareli Cesar, sobre pontos importantes como acesso ao serviço de saúde, fluxos de encaminhamento e qualificação dos profissionais, fortalecendo a parceria entre a Sesa e a Federação.

“Estamos buscando novas alternativas para as entidades que ainda não tem o serviço e contamos e agradecemos a parceria histórica entre a Federação e todas as Apaes do Paraná com a Sesa”, disse o presidente.

Em 2021, foram realizados nas Apaes do Paraná 2.780.644 atendimentos em reabilitação intelectual para as pessoas com deficiência intelectual/autismo.

FEAPAEs - A Feapaes-PR é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, beneficente de assistência social, assessoramento, defesa e garantia de direitos com foco no fortalecimento do movimento social da pessoa com deficiência.

PARTICIPAÇÃO – A reunião contou com a participação da Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Aline Jarschel de Oliveira e Débora Guelfi da Divisão de Saúde da Pessoa com Deficiência e Adriana Kaminski Araújo, gerente administrativo e financeiro da Feapaes.

Secretário de Estado da Saúde Dr. César Neves e o presidente da APAE-PR Alexandre Augusto Botareli